quinta-feira, 29 de julho de 2010

Acontecimentos do semestre 2010.1

Durante o primeiro semestre de 2010, um acontecimento deixou a todos felizes e não foi surpresa: nossos bolsistas Maria do Socorro Pinheiro e Evilásio Oliveira deixaram o grupo para assumir outras atividades na rede publica municipal de Fortaleza, como professores efetivos. Em março, Maria Auricélia da Silva, que já realizava um trabalho voluntário no grupo, finalmente passa a integrar a EQUIPE SÓCRATES. Uma das suas primeiras responsabilidades, em agosto, será realizar junto às equipes PROATIVA e BIOE - ligadas ao Instituto UFC Virtual - a seleção de mais um estagiário, que deverá ajudar o grupo em suas atividades.
Tivemos também alterações no ambiente SÓCRATES, com a implementação da Versão SqlServer e Versão Mono-PostgreSql. Foi posto também no ar o novo tutorial de ajuda do ambiente, que explica como devem ser utilizados os recursos disponibilizados aos usuários no módulo de Cursos e turmas.

Estas mudanças são resultado do trabalho da equipe técnica, que implementou a opção uploads de HTML para as aulas do curso. Em paralelo, foi liberada a extensão SWF (FLASH) para publicação de documentos na ferramenta Material de Referência e feita a correção no código para a versão MONO e Windows, que impossibilitava a exclusão das comunidades de aprendizagem inativas e seus arquivos. Outras mudanças ocorridas no ambiente foram:

1. Liberação de arquivos DOCX, PPTX E XLSX para a ferramenta Portfólio. 
2. Alteração do item FALE CONOSCO para FALE COM ADMINISTRAÇÃO.

VISITAS AS ESCOLAS
Foram realizadas visitas às escolas que participaram de turmas do cursos Projetos Colaborativos e Comunidades de Aprendizagem e/ou do curso Objetos de Aprendizagem, para aplicação de questionários objetivando avaliação do trabalho realizado. 

CURSOS realizados no Centro de Referencia do Professor (CRP):

  • Informática Educativa – duas turmas

1. CRP - Janeiro a Março/2010 (sob a responsabilidade de Gerardo S. Viana Junior e Walézia)
2. CRP - Fevereiro a Março/2010 (sob a responsabilidade de Betânia Rocha e Adriana Paula)
  • Curso de Gestão das Tecnologias da Informação e Comunicação na Escola – novo curso ofertado pela EQUIPE na grade do CRP. 
 1. CRP - Turma 01 - Maio a Julho de 2010 (sob a responsabilidade de Claudenice, Betânia e  Walézia)
           NOTA: A montagem do curso de Gestão, on-line,  foi uma iniciativa da Ms. Claudenice Freitas que, com ajuda da EQUIPE SÓCRATES e grande esforço pessoal, criou mais um leque de ações a serem desenvolvidas e direcionadas ao público (Gestores, supervisores e coordenadores das escolas públicas municipais).

          DESTAQUES:
          1. Participação e contribuição no curso de Especialização em Metodologias do Ensino da Ciências Humanas e Sociais, criado pelo Núcleo Humanas. 

          2. Participação no Projeto José Aparecido, no sentido de apoiar as atividades de formação de professores, a partir do convite feito pelo Prof. Yvanowik Dantas Valério, do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará. O Projeto tem como objetivo fomentar a formação de professores do ensino fundamental e médio, de várias cidades da África, nas áreas de conhecimento de Português e Matemática, possibilitando a realização de atividades no ambiente SÓCRATES, referentes a criação de comunidades e projetos colaborativos.

          3. Criação do BLOG SÓCRATES, para divulgação dos trabalhos e ações realizadas pela equipe.

                OUTRAS ATIVIDADES REALIZADAS PELO GRUPO:
                •  Formação dos tutores do curso de curso de Especialização em Metodologias do Ensino da Ciências Humanas e Sociais, para utilização das ferramentas do ambiente SÓCRATES;
                • Participação dos encontros presenciais do referido curso, nas oito turmas criadas, para cadastro dos cursistas e apresentação do ambiente SÓCRATES;
                • Suporte aos professores da Universidade Federal do Ceará, para a utilização do ambiente SÓCRATES em seus respectivos cursos e disciplinas (Medicina, Matemática e Psicologia);
                • Reestruturação do Curso de PCCA, para ser ministrado em escolas públicas;
                • Reelaboração das aulas do Curso de PCCA;
                • Reelaboração dos Critérios de Avaliação do Curso de PCCA;
                • Elaboração do edital para seleção das escolas para realização do Curso de PCCA;
                • Criação do novo FOLDER para divulgação do SÓCRATES, com apoio do grupo PROATIVA (Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem);
                •  Seleção de escolas municipais, através de edital, para a realização dos Cursos de PCCA no 2° semestre 2010. São elas:
                1. EMEIF Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; 
                2. EMEIF Frei Agostinho Fernandes.
                    E durante o 1° semestre de 2011 as escolas: 

                    1. EMEIF Novo Renascer;
                    2.EMEIF Tristão de Alencar.

                    Mais ações desenvolvidas pela EQUIPE:
                    • Elaboração (juntamente com os grupos Proativa e BIOE) de edital para seleção de novos bolsistas-estagiários para os respectivos grupos do Instituto UFC Virtual. Seleção prevista para o mês de agosto; 
                    • Elaboração e submissão de artigo para o Congresso Internacional de Tecnologias na Educação - CITE 2010, aceito a aprovado pela comissão organizadora do evento; 
                    • Elaboração de relato de experiência para o Congresso Internacional de Tecnologias na Educação - CITE 2010;
                    • Participação, no segundo semestre de 2010, do Programa Linguagem das Letras e dos Números (PLLN), que pretende oferecer formação de qualidade atualizada conforme os mais recentes avanços em pesquisas na área. A equipe SÓCRATES deverá apoiar e participar das atividades do Seminário II - Práticas de Leitura e Escrita: escrevendo o futuro, no período de 16 a 21 de agosto de 2010, em Mindello - Cabo Verde. Até o momento, foram realizados elaboração da oficina prática, levantamento bibliográfico e objetivos para o referido evento;
                    • Elaboração das fichas de inscrição de escolas para o Curso de PCCA.

                    CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA



                    De forma especial e já pela segunda vez, este ano se reúnem os três eventos iberoamericanos mais importantes de Informática Educativa, o Congresso RIBIE em sua 10ª versão, o SIIE em sua 12ª versão e o TISE em sua 15ª versão, tudo para dar lugar ao Congresso Iberoamericano de Informática Educativa, o IE 2010. O intuito do congresso é reunir os grandes expoentes da Iberoamérica e o mundo para formar um espaço apresentação, intercâmbio e difusão de experiências sobre Informática Educativa, em especial nas áreas:


                    1. Novas tendências na aprendizagem com tecnologias digitais;
                    2. e-Learning e e-Inclusão;
                    3. Interação pessoa-computador;
                    4. Criação, desenvolvimento, avaliação, usos e aplicações de software educativo e Internet.

                    Texto traduzido do Website do evento.

                    A comissão organizadora do evento convida para envio de trabalhos, nas modalidades artigos para comunicação e pôsteres. Atenção para as datas:

                    - 1-14 de setembro de 2010: Envio de Artigos e Pôsteres
                    - 15 de outubro de 2010: Notificação de aceite ou recusa de trabalhos
                    - 25 de outubro de 2010: Envio das versões finais dos trabalhos aceitos
                    - 1, 2 e 3 de dezembro de 2010: Realização do Congresso
                    Mais Informações: www.ie2010.cl

                    sexta-feira, 23 de julho de 2010

                    VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO


                    VIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, “EDUCAÇÃO PARA UM MUNDO SEM FRONTEIRAS”, será realizado de 08 a 10 de setembro de 2010, com a participação da equipe SÓCRATES, representada por Betânia Rocha, com a apresentação do trabalho "USO DAS TIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma experiência no ambiente SÓCRATES". A comunicação ocorreu dia 08 de setembro de 2010, na sala 1 do Centro de Convenções de Pernambuco, às 9h20min. Em breve, o artigo será publicado neste espaço, para consulta.