Histórico

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada para as Humanidades (HUMANAS) participa da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (REDE), criada a fim de institucionalizar a relação entre a produção científica, realizada nas Universidades, e o ensino oferecido nas escolas da rede pública da Educação Básica. O Núcleo Humanas surgiu também a partir de sua preocupação com atividades de formação continuada para professores em parceria com a Universidade Federal do Ceará e o Instituto UFC Virtual.

Desse esforço coletivo, foi criado o ambiente de aprendizagem colaborativo SÓCRATES (www.virtual.ufc.br/socrates) em 2005, com a preocupação de possibilitar aos professores a formação para o uso da tecnologia em sala de aula como uma ferramenta de ampliação das práticas de interação, favorecendo a autonomia e a criatividade desse profissional dentro e fora do ambiente escolar.

O SÓCRATES tem viabilizado, desde então, a formação de mais de 700 professores ligados à Rede Municipal de Educação de Fortaleza através do convênio entre o Centro de Referencia do Professor (CRP) e o Instituto UFC Virtual. O ambiente promove a troca de informações e discussões entre educadores e profissionais que usam ferramentas Web ou não, direcionados para a formação de (tutores) professores, a elaboração de projetos colaborativos e a consolidação de comunidades de aprendizagem. Favorece a interação, a colaboração, a aproximação e o intercâmbio de experiências via Internet, constituindo-se num espaço de crescimento pessoal e profissional entre todos os profissionais que se preocupam com a formação continuada de professores nos grupos Humanas e SÓCRATES da Universidade Federal do Ceará.

Em 2007, foi criada a primeira edição do GUIA DIDÁTICO: Projetos Colaborativos e Comunidades de Aprendizagem, que ampliou e favoreceu a montagem de cursos sobre Projetos Colaborativos e Comunidades de Aprendizagem, possibilitando uma nova frente nas ações pedagógicas e otimizando os projetos colaborativos que se realizam em ambientes de aprendizagem ainda não favorecidos com os recursos da tecnologia.

Em 2009, houve mais uma ampliação das ações pedagógicas do ambiente SÓCRATES, objetivando atender outra demanda, relacionada à produção de cursos e aulas web a partir do livre acesso dos professores usuários. Este acesso livre e colaborativo que diferencia o SÓCRATES de outros ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), exatamente porque não é um AVA, garante a este público maiores possibilidades de viabilizar práticas autônomas direcionadas a aprendizagem. O ingresso dos usuários acontece mediante convite de um participante já cadastrado, ou através de solicitação de entrada no referido ambiente. A partir desse processo inicial, as pessoas podem utilizar as ferramentas do SÓCRATES para a criação de comunidades de aprendizagem, projetos colaborativos e cursos.

Até hoje a preocupação da equipe que compõe o grupo SÓCRATES é manter o compromisso com o professor que deseja ampliar sua práxis, auxiliadas ou não por ferramentas tecnológicas, garantindo qualidade nas ações de formação continuada iniciadas pelo Núcleo Humanas, seja nos cursos ministrados no CRP, ou nas ações colaborativas desenvolvidas e propostas nas escolas de Fortaleza e de outros municípios.

Você, professor, é parte fundamental da nossa crença de que a promoção do conhecimento nasce no dia a dia para a construção da história. Aguardamos seu contato e esperamos que o ambiente SÓCRATES torne-se de fato um local de encontro, troca, partilha e colaboração.

EQUIPE SÓCRATES