Projetos Escolares

Neste espaço, compartilhamos experiências de projetos colaborativos realizados por professores em escolas públicas brasileiras.

Projeto Reciclagem de Lixo

Projeto criado por professores da EMEIF Novo Renascer, durante o curso de Projetos Colaborativos e Comunidades de Aprendizagem. Foi implementado com alunos de 4º e 5º ano da escola no final de 2010 e foi finalizado em fevereiro de 2011. 

As professoras Ivone, Evilázia, Natacha e Tarciana pensaram em uma forma de conscientizar os alunos sobre a enorme quantidade de lixo que é jogado nas ruas todos os dias e como isso pode afetar nosso planeta, de forma negativa. As atividades envolveram apresentações e slides, confecção de produtos com material reciclável e visita à comunidade em torno da escola. Em breve postaremos registros do projeto na escola.

Projeto Consumo Consciente da Água

O Projeto Consumo Consciente da Água foi idealizado por professores da EMEIF Novo Renascer no curso Projetos Colaborativos e Comunidades de Aprendizagem (PCCA). A problemática surgiu do fato de o órgão competente para medir o consumo de água (CAGECE) verificar o crescente consumo de água nesta instituição, constatando o desperdício por todos os segmentos (alunos, professores e funcionários).


Foram realizadas ações com os alunos, bem como com professores e funcionários da escola, afim de conscientizá-los acerca do uso da água de forma adequada. As professoras Antônia Neuma, Eneida, Gardênia e Silvia realizaram, em janeiro de 2011, atividades no Laboratório de Informática Educativa (LIE), no pátio e nas salas de água, com apresentações de vídeos, músicas e produção de fantoches e desenhos representativos do tema em destaque. Parabenizamos a iniciativa das professoras.



Projeto Conviver Bem

O Projeto Conviver Bem foi criado e planejado no curso Projetos Colaborativos e Comunidades de Aprendizagem (PCCA) na EMEIF Frei Agostinho Fernandes, pertencente à rede municipal de ensino de Fortaleza. O projeto teve por objetivo minimizar o problema da indisciplina na escola, mais especificamente com os alunos da Educação Infantil e as primeiras séries do Ensino Fundamental (1º e 2º ano).

As professoras Larisse e Valderês, com o apoio da professora Márcia (biblioteca) e Diana (Laboratório de Informática), realizaram - de 05/10/10 a 10/12/10 - atividades de contação de história, apresentação de vídeos e oficina de brinquedos, para resgatar as antigas brincadeiras infantis. Ao final, os alunos e as professoras fizeram uma apresentação para os pais e professores da escola. Parabéns professoras!