Integrantes

O SÓCRATES conta com uma equipe pedagógica - responsável pela formação de professores para o uso e gestão das TIC (tecnologias de informação e comunicação) na escola, através do trabalho com Projetos Colaborativos e Comunidades de Aprendizagem - e uma equipe técnica, responsável pela criação e manutenção do Sistema Online para Criação de Projetos e Comunidades (www.virtual.ufc.br/socrates).

EQUIPE PEDAGÓGICA:

Prof. Dr. José Aires de Castro Filho

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e doutorado em Mathematics Education - University Of Texas At Austin (1999). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal do Ceará, sendo coordenador pedagógico do Instituto UFC Virtual. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Informática Educativa e Educação Matemática. 
E-mail: aires@virtual.ufc.br




Profª. Ms. Betânia Tenório Soares da Rocha

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco - Recife/PE. Experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento, Informática Educativa e Ensino a Distância. Atuando nos temas: uso de computadores na educação, formação de professores, aprendizagem da linguagem escrita, projetos e aprendizagens colaborativas.
E-mail: betania.rocha@virtual.ufc.br


Profª. Ms. Claudenice de Freitas Souza


Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Desenvolve trabalhos e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância e Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, formação de tutores em EaD, ambientes virtuais de aprendizagem, informática educativa, gestão de tecnologia na escola, aprendizagem colaborativa, interação online e saberes docentes em EaD. Faz parte do projeto Sócrates e da equipe de formadores do Projeto UCA na UFC Virtual.
E-mail: claudenice@virtual.ufc.br


Prof. Dr. Gerardo Silveira Viana Júnior

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1995) e Bacharel em Música pela Universidade Estadual do Ceará (2000), Doutor e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2010 - 2005). Atualmente é professor assistente do Curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: informática educativa, educação musical, projetos colaborativos, percepção e solfejo, canto coral e educação a distância.
E-mail: gerardovianajr@virtual.ufc.br


Profª. Esp.Márcia de Oliveira Morais

Graduada em Ecologia pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em Gestão escolar pela Universidade Estadual do Ceará e em Tecnologias na Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É professora de Informática Educativa da rede pública municipal de Fortaleza. Atua como tutora em cursos de extensão nas áreas de Informática Educativa e Projetos Colaborativos. Pertence ao banco de tutores da UAB. Possui publicações no tema informática educativa em anais de eventos.
E-mail: marcia.morais@virtual.ufc.br



Profª. Ms. Maria Auricélia da Silva

Pedagoga (UECE - 1989) com Habilitação em Administração Escolar (1991). Cursou as seguintes especializações: Metodologia da Compreeensão Existencial (UFC - 1994), Psicopedagogia (UFRJ - 1999), Supervisão Escolar (UFRJ - 2000) e Dinâmica de Grupo e Relações Humanas (CDG/PE - 2001). Mestre em Educação pela UECE. Doutoranda em Educação Brasileira na UFC. Supervisora Pedagógica na EMEIF Professor Jacinto Botelho. Atua como tutora de EaD em cursos de graduação pela UAB e no Curso Mídias na Educação oferecido pelo MEC a professores de escolas públicas. Participa do Projeto Um computador por Aluno (UCA) na UFC.
E-mail: auricelia.silva@virtual.ufc.br

Profª. Adriana Paula da Silva Amorim 


Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (2010). Mestranda em Linguística, também na Universidade Federal do Ceará. Professora de Língua Portuguesa, com ênfase em Produção Textual. Atua em pesquisas e formação de professores, no Instituto UFC Virtual. Integrante do grupo de pesquisas em Linguística PROTEXTO, da Universidade Federal do Ceará.
E-mail: adrianapaula@virtual.ufc.br
Lattes







Walézia 

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista do Instituto UFC Virtual. Atua principalmente nos seguintes temas: informática educativa, formação de professores e projetos colaborativos e comunidades de aprendizagem.
E-mail: walezia@virtual.com.br







EQUIPE TÉCNICA:

Prof. Ms. Wellington Wagner F. Sarmento

Graduado em Telemática pelo Centro Federal de Ensino Tecnológico do Ceará (2003) e mestre em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente, é doutorando em Engenharia da Teleinformática pela UFC. Atua como professor do Instituto UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas de Teleinformática, Informática Educativa, Educação a Distância e Gestão de Projetos.
E-mail: wwagner33@virtual.ufc.br
Lattes





Diego Barbosa Fontes

Estudante do curso de Sistema de Informação na Faculdade 7 de Setembro. Vem desenvolvendo sistemas para WEB desde 2008,quando começou a programar em PHP,estagiando na própria Faculdade 7 de Setembro,onde era um dos desenvolvedores do site da Instituição,atualmente,vem trabalhando na Universidade Federal do Ceará,onde desenvolve sistemas para WEB,além de Portais utilizando o framework Mojo Portal.
E-mail: diegob@virtual.ufc.br




John Henderson Vieira Cordeiro

Estudante de Ciência da Computação, na Universidade Federal do ceará. Atualmente é desenvolvedor de software da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação para ambientes virtuais de aprendizagem.
E-mail: johncompufc@gmail.com






Patrícia de Sousa Paula

Possui curso técnico profissionalizante em Informática, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Estudante de Administração, pela Universidade Federal do Ceará. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação e Banco de Dados
E-mail: patricia@virtual.ufc.br